Os Restaurantes Populares Eldorado, Ressaca e Nova Contagem estão passando por modernização e padronização dos processos de gestão, atendimento, limpeza e elaboração das refeições. A ideia é equalizar as técnicas e procedimentos adotados pelos funcionários dos restaurantes, a fim de assegurar qualidade e satisfação ao cliente. A medida também irá contribuir para que os restaurantes obtenham o certificado ISO 9001.
E para atingir esse objetivo estão sendo promovidos treinamentos com as equipes dos restaurantes. Na última quarta-feira (21), auxiliares de cozinha, cozinheiras e chefes de cozinha participaram do Workshop Aperfeiçoando o Saber, dividido em dois módulos. O primeiro discorreu sobre segurança no ambiente de trabalho e foi ministrado pelo técnico em cozinhas industriais, Denis Silva. O segundo módulo, ministrado pela nutricionista Jéssica do Carmo Fróes, discorreu sobre práticas corretas de elaboração das refeições servidas e motivação para cozinhar.
No primeiro módulo, ocorrido in loco na cozinha do Restaurante Popular Eldorado, o técnico Denis Silva ensinou técnicas para manusear a caldeira autoclavada e os utensílios de cozinha. Silva passou dicas sobre comportamento durante o preparo das refeições, quantidade de água adequada, forma correta de funcionamento das válvulas, temperatura e pressão ideal, além das normas de segurança.
Para ele, a manutenção preventiva em uma cozinha é tão importante quanto em um carro. “Se não fizermos uma manutenção adequada, com o decorrer do tempo o carro irá estragar. Assim é também com os equipamentos das cozinhas industriais. Além disso, a segurança dos colaboradores depende desse processo, portanto instruir e monitorar é uma atitude obrigatória e vital para a segurança dos profissionais”, destacou.
No segundo módulo, a nutricionista Jéssica do Carmo Fróes apresentou uma série de alimentos que podem ser incorporados ao preparo das refeições, que são nutritivos e mais saudáveis do que o sal, por exemplo. Citou como alternativa ao sódio, os temperos naturais e as ervas. Também falou sobre o cuidado de se produzir um prato balanceado, que possa ser consumido por hipertensos, diabéticos e/ou celíacos. Ponderou o consumo de óleo e ensinou técnicas dietéticas, entre outras informações.
“Estamos buscando um padrão de excelência para os restaurantes populares. Por isso, nosso intuito com este workshop é integrar as cozinhas dos três estabelecimentos para que todos produzam com a mesma qualidade e ofereçam o mesmo nível de satisfação ao frequentador”.
A uniformização dos ingredientes, na avaliação da nutricionista, garante a qualidade. “Apesar de ser um cardápio simples, é fundamental que as refeições sejam saborosas, nutritivas e estimulem as pessoas “a comerem com os olhos”, ressaltou Fróes.
Além da parte teórica, o workshop teve dinâmica e abriu espaço para que as profissionais opinassem e dessem sugestões acerca das condições de trabalho e do cardápio dos restaurantes. Para a chefe de cozinha do restaurante popular Ressaca, Neuza Alves, o treinamento foi bastante produtivo. “Independente do tempero que cada profissional faça, é importante que todos tenham o mesmo padrão. Contudo, é preciso que a mesma erva ou tempero que chegue ao Ressaca, chegue também ao Eldorado e à Nova Contagem. Essa ideia é muito boa”, avaliou a chefe de cozinha.